Volto a citar aqui, o livro "Chega de desperdício", de John Naish. No capítulo 3, o autor nos convida a fazer alguns autoquestionamentos, que nos ajudarão a pensar antes de comprar um item.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Tenha suficiente
Não compre essa coisa (até ter feito esses nove grupos de perguntas)
- Preciso disto? Eu verdadeiramente, realmente, preciso disto, ou somente o quero?
- Meu desejo por esta coisa foi implantado por técnicas de marketing?
- Quero isto porque quero estar mais em forma, ser mais esperto, mais livre ou apenas mais legal? Se assim for, este item de consumo realmente fará este milagre?
- Há qualquer outra maneira de conseguir meu objetivo sem acrescentar mais coisas?
- Quantas horas a mais vou ter de trabalhar para pagar por isto? Que outra coisa eu poderia fazer com esse tempo de trabalho que me traria maior realização que este item de consumo?
- Não há algo que eu já tenha que poderia substituir isto?
- Eu quero mesmo ter de espanar, lavar a seco, pagar para fazer manutenção ou manter esta coisa de qualquer outra maneira?
- Caso eu esteja substituindo alguma coisa que já tenho, qual é o problema do item velho?
- Caso eu realmente necessite desta coisa, não há alguma maneira de eu consegui-la num site de troca, ou pegar emprestada com um amigo, vizinho ou parente?
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Questione-se!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário