terça-feira, 9 de setembro de 2014

Resiliência

Este termo me foi apresentado pela primeira vez no curso de tecnologia em produtos da moda, na aula de materiais têxteis. A resiliência é uma das várias propriedades das fibras têxteis, e é definida como a capacidade que a fibra tem de voltar a seu estado anterior ao ser submetida a determinada força. Fibras que têm baixa resiliência são fibras que amassam com facilidade, como, por exemplo, o linho. O oposto ocorre com fibras de alta resiliência, como a poliamida.
Deparei-me novamente com o termo, não faz muito tempo, em um livro de autoajuda, aplicado também como conceito psicológico. O conceito, emprestado da física, tem a ver com a capacidade de uma pessoa em superar adversidades. Uma pessoa resiliente é uma pessoa que lida bem com pressões e que não se deixa abater com facilidade, já pessoas "não-resilientes" (não sei se se define assim) não tem a mesma habilidade. 
Mas diferentemente das fibras, uma pessoa pode se "tornar" resiliente, e ainda aumentar o seu grau de resiliência. Mas como? Autoajuda? Talvez. Você sendo seu próprio guia, se questionando, e convivendo com pessoas que te ajudam a entender e superar suas limitações interiores a respeito daquilo que te impede de evoluir. Então você pode se descobrir linho, mas escolher ser poliamida, talvez. Por que não? Será?
Fibras de poliéster têm boa resiliência, porém inferior à da poliamida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário