Dando uma olhada em meu armário, percebi que tenho muitas roupas. Algumas não uso há muuuito tempo, pois nem me lembrava de que elas estavam ali. Outras resolvi que não queria mais e parei para me questionar:
"Por que tenho tantas roupas? Por quê?"
Porque eu estou sempre comprando. Claro que não é nada fora do comum, se me comparar a mulheres que fazem compras todo mês. Vejo algo que me agrada, dou um jeito de comprar.
Acontece muito no universo feminino, não só quando se trata de roupa, mas com sapatos também, acessórios, produtos de moda em geral. Toda vez que vamos a um casamento, precisamos de um vestido novo: “Ai, com esse eu não vou de novo, todo mundo já me viu com ele!” Então compramos ou alugamos outro vestido. Vamos à praia, precisamos comprar um biquíni novo, sendo que temos 10 biquínis e usamos 1 ou 2. E bolsas? Temos 20 e usamos, no máximo, duas. Brincos, cintos, meias, sapatos... Sapatos? Muitas mulheres têm mais pares de sapatos do que livros e sempre querem mais. É natural do ser humano e o sistema a que estamos submetidos funciona assim, pois precisamos consumir pra que haja mais produção e o ciclo continua. E blablablá...
Entretanto, além dessa necessidade natural, nos deparamos com a palavra mágica PROMOÇÃO. Ela nos puxa pra dentro da loja e mesmo não precisando, passamos a desejar algo porque está barato e depois muitas vezes nos arrependemos de ter comprado. Na hora de comprar é necessário ter foco. Mas sobre este assunto eu falo em outro momento.
Ademais, nós mulheres, temos “medo” de sair de casa com a roupa repetida, pois é algo que nós reparamos nas outras pessoas. Os homens adoram
repetir roupas e são felizes assim. Por que não podemos?
O fato é que, diante destas constatações, me propus a fazer o seguinte: não comprarei roupa por um ano. Exato! Não gastarei 1 centavo comprando roupa e tentarei usar todas as que tenho. Isso inclui sapatos e objetos de moda em geral.
E você? Por que não faz o mesmo? Não precisa ser um ano de uma vez. Pode começar com 3 meses, 6 meses... E se alguém
vier falar alguma coisa, podemos dizer que ao menos temos dinheiro para
nos divertir sem precisar ficar no cheque especial ou sem estar
devendo horrores no cartão de crédito. Isso!
Não pretendo, com este post, fazer parte da onda em defesa do desenvolvimento sustentável que virou tendência nos últimos anos, apesar de eu ser uma amante da natureza e mesmo sabendo que essa iniciativa pode ajudar na preservação do meio ambiente, de certa forma. A ideia é otimizar aquilo que se tem e se for benéfico ao meio ambiente, melhor ainda.
Mas comprar é algo que dá muito prazer! Como resistir? É possível? Veremos!
Ai Mana......estarei aqui pra te ajudar nessa nova empreitada hein....
ResponderExcluirNão prometo deixar de comprar, mas não a deixarei comprar.....rs!!
bjbj
Vai ter que me segurar mesmo haha Principalmente se eu entrar na Zara, na colcci...:D
ResponderExcluirVocê podia postar umas fotos de looks diferentes com peças de roupas iguais. O que acha? Dar dicas pras suas amigas.
ResponderExcluirEra a ideia inicial, Tetê! Faz parte da ementa do blog :D Só não postei ainda
ResponderExcluir